Garota de Ipanema, criação e história

1. "GAROTA DE IPANEMA" é uma das mais conhecidas canções da Bossa Nova, composta em 1962, com letra de Vinícius de Moraes e música de Tom Jobim. A primeira gravação pela Verve estreia-se em março de 1963 e no ano seguinte sai o LP Getz/Gilberto, interpretado por João Gilberto (a parte em português e no violão) e Astrud Gilberto (em inglês), acompanhados pelo músico de jazz americano Stan Getz no saxofone e com a participação de Tom Jobim no piano. A gravação em inglês, com letra de Norman Gimbel, transformou “Garota de Ipanema” num sucesso mundial. Vencedor do Grammy em 1965, o álbum popularizou a Bossa Nova nos Estados Unidos e, posteriormente, no resto do mundo.

2. HISTÓRIA. A versão original, com o nome de Menina que passa, composta também por Vinícius de Moraes, era diferente e não recebeu a aprovação de Tom Jobim. A versão definitiva foi refeita mais tarde por Vinícius, inspirado em Heloísa Pinheiro, uma moça que passava frequentemente em frente ao Bar Veloso (hoje em dia, Garota de Ipanema), em Ipanema, no Rio de Janeiro (Brasil). Tom e Vinícius frequentavam o bar por ser ponto de encontro dos intelectuais e boémios da cidade. Heloísa Pinheiro morava na rua Montenegro e somente dois anos e meio depois ficou a saber que era a inspiração da canção.
3. A VERDADEIRA GAROTA DE IPANEMA. Eis um bocado de um texto divulgado por Vinícius de Moraes em 1965 a propósito da verdadeira Garota de Ipanema: “Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mas todos a chamam de Helô. Há três anos ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós a achávamos demais. (…) Ela foi e é para nós o paradigma do broto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça mas cuja visão é também triste, pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento da mocidade que passa, da beleza que não é só nossa – é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante”.

4. OUTRAS VERSÕES. A segunda música mais executada em todo o mundo no século XX, depois de "Yesterday" dos Beatles, “Garota de Ipanema” tem mais de 50 anos e conheceu já 170 versões desde que foi criada. Foi interpretada por inúmeros artistas, de Elis Regina a Gilberto Gil e Gal Costa. "Garota de Ipanema" foi também imortalizada em inglês por Frank Sinatra (junto a Tom Jobim), Ella Fitzgerald (que refere um rapaz – Boy From Ipanema), Madonna, Cher e por Stevie Wonder no Rock in Rio 2011. Uma das últimas versões foi pela voz de Amy Winehouse, incluída num álbum lançado depois da sua morte. A versão mais recente da música foi gravada pelo neto de Tom, Daniel Jobim, e pela cantora Xuxa e faz parte da trilha sonora de Aquele beijo, telenovela brasileira que começou em outubro de 2011. Hoje em dia, encontram-se no YouTube versões da “Garota de Ipanema” em várias línguas: inglês, francês, espanhol, alemão, hebraico, até esperanto.

5. IPANEMA é um bairro nobre do Rio de Janeiro, fundado em 1894 por José Antônio Moreira, conde de Ipanema. O nome Ipanema é de origem tupi, uma das línguas do Brasil, além do português.

6. BOSSA NOVA. Estilo musical nascido na década de 50, no Rio de Janeiro, derivado do samba e com influência do jazz norte-americano. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornar-se-ia um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo.
O movimento Bossa Nova iniciou-se, para muitos, em agosto de 1958, com compacto simples do violonista baiano João Gilberto, contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor). A expressão bossa nova era utilizada para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas. Outras características do movimento eram as letras que abordavam temáticas leves. A forma de cantar também se diferenciava da que se tinha na época; segundo o maestro Júlio Medaglia, “desenvolver-se-ia a prática do canto-falado ou do cantar baixinho, do texto bem pronunciado, do tom coloquial da narrativa musical, do acompanhamento e canto integrando-se mutuamente, em lugar da valorização da 'grande voz'”.

Texto adaptado de: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Garota_de_Ipanema
http://expresso.sapo.pt/garota-de-ipanema-faz-50-anos=f702445
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipanema_(Rio_de_Janeiro);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_Nova.


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